NOÇÕES BÁSICAS DA AQUARIOFILIA

Noções Básicas da AQUARIOFILIA

O elemento vital de um aquário é o seu filtro, este é composto por uma bomba que suga a água e a obriga a passar por um depósito onde se encontram as matérias filtrantes que retêm a sujidade (filtragem mecânica) e a cerâmica onde se alojam as bactérias aeróbicas (filtragem biológica), estas convertem a amónia, produzida pelos detritos dos peixes, em nitritos e estes por sua vez em nitratos, quando a água é debitada de novo no aquário já está liberta da maior parte das toxinas nocivas, este processo completa-se com as periódicas trocas parciais de água (TPA).

As bactérias só sobrevivem se houver uma corrente de água constante, elas encontram-se igualmente espalhadas por todo o aquário, alojadas nas superfícies que permitem a sua fixação, tais como o areão, plantas, vidros, pedras, troncos e toda a decoração.

Uma maior eficácia é conseguida com a utilização de matérias com características permeáveis, tais como a cerâmica, a sua porosidade faz dela a matéria prima natural mais saudável e eficiente para a fixação das bactérias nitrificantes, tanto nos filtros, como quando espalhadas por todo o aquário.

Também as plantas naturais são essenciais, elas necessitam de uma exposição de luz  entre 10 a 12 horas diárias para que possam realizar a fotossíntese, é necessário que estejam enraizadas ou presas de forma adequada para que consigam manter saudável todo o ecossistema. É igualmente necessário atender à segurança dos habitantes, devem ser-lhes oferecidos esconderijos que garantam a sua segurança,  bem estar e que motivem as reproduções.

A ARTHANDCER® na AQUARIOFILIA

A ARTHANDCER® cria artigos cerâmicos que permitem a fixação das bactérias nitrificantes, optimizando assim a filtragem biológica no seu aquário, desta forma consegue levar a sua eficácia ao expoente máximo, não se limitando à capacidade do filtro, mas expandindo a filtragem biológica a todo o aquário.

Para além da função de filtragem biológica, os artefactos cerâmicos da ARTHANDCER® foram projectados para resolver as mais frequentes dificuldades com que um aquariofilista se depara, proporcionando-lhes um aspecto agradável que contribui para a decoração natural do meio ambiente aquático, pode igualmente encontrar atributos de extrema utilidade, como sejam os fixadores de troncos e de plantas, com ou sem rizomas, aquavasos para substituir plantados, biobolas que multiplicam a superfície dos tubos de cerâmica comuns, esconderijos estudados especificamente para cada espécie (Loricarídeos, Ciclídeos, Invertebrados entre outros) pode ainda encontrar troncos para camuflar aquecedores e filtros internos, paredes para separar substratos, pedras ocas, “Côcos” de barro, entre muitas outras utilidades.

Num meticuloso trabalho artesanal e usando as propriedades de moldagem desta nobre matéria prima que é a cerâmica, a ARTHANDCER® recorre ao barro refractário, imprimindo a cada peça o formato adequado e uma textura que as assemelha às cascas dos troncos de árvores.

A ARTHANDCER® transforma ideias em realidades úteis e decorativas, aceita desafios e espera pela sua participação, tudo o que imaginar, se for exequível, a Arthandcer produz para si.

Luísa Fonseca

Na última página do site existe o espaço "VISUALIZANDO E OPINANDO" reservado a sondagens e comentários mas, se preferir:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s